Canções inspiracionais sempre cativam o público. Para quem não conhece o termo, música inspiracional (do inglês inspirational song ou inspirational anthem) é aquela com temática positiva, que sempre fala de dar a volta por cima e superar as dificuldades. Até mesmo um dos capítulos do American Idol de 2010 fez os competidores escolherem apenas este tipo de música.

E pela primeira vez a americana Katy Perry lança como single uma canção neste gênero. A faixa “Firework” (em português, “Fogo de Artifício”) é o terceiro single do álbum Teenage Dream. Perry afirmou em certa ocasião que “Firework” é sua música preferida do projeto, e a classificou como “a mais importante”.

A inspiração para a música veio de uma frase do livro On The Road, de Jack Kerouac. No livro, ele fala sobre “como ele queria estar próximo de pessoas que estavam zumbindo, efevercendo e fazendo as pessoas irem como fogos de artifício no céu”. Katy explicou:

“Acho que é por isso que a escrevi, é porque eu realmente acredito nas pessoas e acredito que elas têm uma faísca que pode ser um fogo de artifício. […] E muitas vezes somos só nós que estamos no caminho para alcançar nossos objetivos, cumprir nossos destinos, sendo a melhor versão do que nós, possivelmente, podemos ser. É por isso que a escrevi”.

“Firework” se tornou um grande hit das rádios mundiais. Nos EUA, já alcançou pela quarta vez o primeiro lugar da Billboard Hot 100.  Em outros países da Europa, Ásia e América, “Firework” está entre as 10 primeiras.  No Brasil, a maior posição que o single atingiu foi a 13ª.

Ouvir: Katy Perry – Firework

Anúncios