Muitos talvez ainda não conheçam bem ou não tenham ouvido falar do Far East Movement. O grupo ainda não teve a oportunidade de dar as caras na Coluna Musical, nem em nosso blog predecessor, mas o quarteto conseguiu bastante destaque com o single “Like A G6”, que alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100.

O Far East Movement é formado por um japonês, dois coreanos e um filipino – daí vem o nome da banda, que traduzido signfica “Movimento do Oriente”. O quarteto segue o que chamam de electro-hop, uma mistura de música eletrônica com elementos de hip-hop.

Ao todo, o Far East Movement tem três disco de estúdio. O mais recente, lançado em outubro de 2010, chama-se Free Wired e é o primeiro lançado por uma grande gravadora, a Interscope.

A faixa “Rocketeer” (em português, “Astronauta”) é o segundo single extraído do álbum, e traz a participação de Ryan Tedder, cantor, compositor, produtor e vocalista do OneRepublic. Entre os compositores da música está também o havaiano Bruno Mars. Explicando o surgimento da música, um dos integrantes do Far East Movement disse:

“Sabe, tudo o que a gente fazia era ir ao estúdio, pegar as batidas do hip-hop, sintetizadores eletrônicos, hooks alternativos e então misturar tudo! Isso, por sua vez se tornou a inspiração por detrás de músicas como ‘Rocketeer’. E com a presença de Ryan Tedder na música, nós conseguimos atingir o público que curte rock alternativo”.

Embora tenha sido enviado às rádios em outubro de 2010, foi apenas em 2011 que o single alcançou uma boa divulgação. Nos EUA, “Rocketeer” atingiu a 7ª posição da Billboard Hot 100. No Brasil, a faixa não apareceu ainda entre as 100 melhores, já que “Like A G6” ainda está tocando bastante.

Ao ouvirem atentamente o refrão de “Rocketeer”, pode ser que algo soe familiar. Sim, você achará uma sequência bem parecida a “Somebody To Love”, de Justin Bieber. Isso não é por acaso. Tanto “Rocketeer” como “Somebody To Love” foram produzidas pela equipe The Stereotypes, e eles admitidamente fizeram um sampling da música do Far East Movement no single de Justin Bieber.

Anúncios