Muitos talvez não saibam, mas músicas podem ser excelentes métodos de aprendizagem para novos idiomas. Assim, neste post compartilhamos a letra e a tradução de “Where You At”, de Jennifer Hudson.

Para ajudar no seu inglês, vamos explicar três expressões usadas na música. As pesquisas foram feitas usando o dicionário online Longman (http://www.ldoceonline.com).

 

(*) Slanging – oficialmente, este verbo não existe, mas ele é derivado do substantivo slang, que significa “gíria”. Assim, quando o cara prometeu a Jennifer que iria “stop slanging“, ele quis dizer que iria melhorar sua linguagem e não usar tantas gírias.

(**) Be there for [someone] – esta expressão é usada bastante em músicas. Literalmente, seria traduzido como “estar lá por” [alguém], e significa “estar ao lado de alguém, dar apoio”. Quando Jennifer canta “you said you’d be there for me”, podemos traduzir como “você disse que estaria ao meu lado”.

(***) Deliver – talvez conheçamos este verbo por causa da palavra delivery, que basicamente significa “entregar algo a alguém”. No entanto, deliver também significa “fazer algo que você deveria fazer ou que se espera que você faça”. Ou seja, cumprir com a sua obrigação. No contexto da música, Jennifer espera que seu objeto afetivo dê as caras e cumpra todas as promessas que ele fez pra ela.

 

WHERE YOU AT (Letra original)


Yeah yeah yeah

Yeah yeah yeah

Oh oh, oh oh

 

Oh oh woah

Oh oh woah

Yeah yeah yeah

 

You said when the storm came

That you would be there with your umbrella to block the rain

And you said you’d protect me

From heartache, pain, lies, loneliness and misery

You said you’d tear down the walls

That were in my way

You promised things would be okay

 

And I stood there

In the freezing cold

And I waited for you

But you never showed

 

Where you at? (ooh ooh)

Where you at? (ooh oh)

Where you at?

Boy you say would be here for me

Where you at? (where you at?)

Where you at? (where you at?)

Where you at? (where you at?)

 

Now you said you’d go to church

Stop slanging (*), find a real job, and go to work

And you say you’d stay out of the streets

And spend more time with me

Take away my doubts and fears

And fulfill my dreams

You said you’d be that shoulder for my eyes to cry on

Said you would be that one that I could depend on

 

And I stood there

In the freezing cold

And I waited for you

But you never showed, boy

 

Where you at? (where you at?)

Where you at? (where you at?)

Where you at?

Boy, you say would be here for me

Where you at? (where?)

Where you at? (where you at?)

Where you at? (where you at?)

 

And oh, false promises

Is much like fake named

You painted a picture for me

But there was no frame

You made my future look bright

And I believed every word

I went to sleep on the clouds

And woke up in the dirt

 

And now I’m without shelter

And the wind is blowing

You say you’d be there for me, boy

When the tough got going

Said if weapons fall

You’d stand in front of me

Whenever I fell trapped

(Said you’d be the one) to set me free

Thought you were my hero

But as it turns out

You a no show…

 

Tell me where…

 

Where you at? (… you at?)

Where you at? (where you at, babe?)

Where you at?

Oh, you said you’d be there for me (**)

Where you at? (where you at?)

Where you at? (baby, where you at?)

Where you at?

You said you’d be right there for me

 

Where you at? (and I can’t)

Where you at? (see)

Where you at? (see, see)

Where you at? (see)

Where you at?

You’d said you’d be right there for me (where you at)

 

So I’ll wait on you (where you at?)

Right here (where you at?)

Until you appear up and deliver (***) (where you at?)

Deliver (where you at?)

Deliver (where you at?)

Deliver, boy (where you at?)

 

Deliver (where you at?)

Deliver (where you at?)

Deliver… (where you at?)

Deliver, boy (where you at?)…

 

 

ONDE ESTÁ VOCÊ (Tradução)

 

Você disse que quando viesse uma tempestade

Você estaria ao meu lado com seu guarda-chuva para eu não me molhar

E você me disse que seria meu protetor

Contra a mágoa, a dor, as mentiras e o sofrimento

Você disse que quebraria todas as barreiras

Que estivessem em meu caminho

Você me prometeu que tudo ficaria bem

 

Então eu fiquei ali

Naquele frio congelante

Esperando por você

Mas você nunca apareceu

 

Onde está você?

Onde está você?

Onde está você?

Você disse que estaria sempre comigo

Onde está você?

Onde está você?

Onde está você?

 

Você disse que começaria a ir à igreja

Que não falaria tanta gíria, procuraria um bom emprego e começaria a trabalhar

Você disse que não iria mais ficar na rua

E passaria mais tempo comigo

Que acabaria com minhas dúvidas e meus medos

E realizaria os meus sonhos

Você disse que seria o meu ombro para chorar

E que eu poderia confiar em você

 

Então eu fiquei ali

Naquele frio congelante

Esperando por você

Mas você nunca apareceu

 

Onde está você?

Onde está você?

Onde está você?

Você disse que estaria sempre comigo

Onde está você?

Onde está você?

Onde está você?

 

Promessas vazias são

Como uma identidade falsa

Você pintou um quadro pra mim

Mas não colocou moldura nele

Você fez meu futuro parecer brilhante

E eu acreditei em cada palavra sua

Fu dormir nas nuvens

E acordei na sarjeta

 

E agora estou desprotegida

E o vento está soprando

Você disse que estaria ao meu lado

Nos momentos difíceis

E que se houvesse armas em minha direção

Você seria o meu escudo

E quando eu me sentisse aprisionada

Você seria o meu libertador

Eu acreditei que você fosse o meu herói

Mas tudo mudou

Quando você desapareceu

 

Diga-me onde você está?

 

Onde está você?

Onde está você?

Onde está você?

Oh, você disse que estaria sempre ao meu lado

Onde está você?

Onde está você?

Onde está você?

Você disse que estaria bem aqui, do meu lado

 

E eu não consigo te ver, te ver, ver…

Mas eu vou esperar

Bem aqui

Até você aparecer e cumprir o que me prometeu

Cumprir

Cumprir

Cumprir

 

