No post de hoje, vamos explicar duas expressões que aparecem no novo single de Nicole Scherzinger, “Don’t Hold Your Breath”, e de quebra oferecer a letra e a tradução.

(*) Don’t hold your breath – literalmente, significa “não prenda sua respiração”. Esta é uma expressão idiomática americana que indica  que você não deve esperar por algo que irá demorar a acontecer, ou que enfaticamente NÃO irá acontecer. Equivale ao nosso “pode esperar sentado”, ou até mesmo ao nosso “tire seu cavalinho da chuva”. Para não perder o sentido lírico, optamos por traduzir a expressão por “Não perca o seu tempo”. Assim, Nicole está dizendo que se o seu ex-namorado pensa que ela vai voltar, é melhor não perder tempo com essa ilusão.

(**) Fade – este é, em minha opinião, um dos termos mais difíceis de traduzir para o português. Este verbo significa que algo está lentamente sumindo, diminuindo ou se apagando, até desaparecer por completo. O verbo mais próximo que temos em português é “desvanecer”. Fazendo uma metáfora com as cenas finais de um filme, Nicole diz que seu relacionamento já está “desvanecendo para o preto” (fade to black) – é como se a última cena estivesse se apagando para dar espaço aos créditos finais.

.

.

.

DON’T HOLD YOUR BREATH (Lyrics)

(Don’t hold your breath...)

You can’t touch me now
There’s no feeling left
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath (*)
What you did to me
Boy, I can’t forget
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath

I was under your spell for such a long time
Couldn’t break the chains
You played with my heart
Tore me apart with all your lies and games
It took all the strength I had
But I crawled up on my feet again
Now you’re trying to lure me back
But no, those days are gone, my friend

I loved you so much that I thought 
Someday that you could change
But all you brought me was a heart full of pain

You can’t touch me now
There’s no feeling left
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath
What you did to me
Boy, I can’t forget
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath

Don’t hold your breath

I was worried about you
But you never cared about me none
You took my money
And I know that you, you could kill someone

I gave you everything
But nothing was ever enough
You were always jealous over such crazy stuff

You can’t touch me now
There’s no feeling left
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath
What you did to me
Boy, I can’t forget
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath

Don’t hold your breath

Move on (move on)
Don’t look back (don't look back)
I jumped off a train running off the tracks
Your day is gone (your day is gone)
Face the facts (face the facts)
A bad movie ends and the screen fades to black (**)

What you did to me
Boy, I can’t forget
If you think I’m coming back…

(You can’t touch me now)

You can’t touch me now
There’s no feeling left (feeling left)
If you think I’m coming back (if you think I'm coming back)
Don’t hold your breath (don't hold your breath, no)
What you did to me
Boy, I can’t forget (I can't forget)
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath (breath...)

You can’t touch me now
There’s no feeling left
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath (don't hold your breath)
What you did to me
Boy, I can’t forget
If you think I’m coming back
Don’t hold your breath

Ooh ooh ooh

.

.

.

.

NÃO PERCA O SEU TEMPO (Tradução)

(Não perca seu tempo...)

Você não me atinge mais
Não restou nenhum sentimento
Se você acha que vou voltar para você
Não perca seu tempo
O que você fez comigo
Eu nunca vou esquecer
E se você acha que eu vou voltar para você
Não perca o seu tempo

Por muito tempo eu fui enfeitiçada por você
Não conseguia quebrar as correntes
Você brincou com meu coração
E me despedaçou com suas mentiras e truques
Precisei reunir todas as forças que eu tinha
Mas finalmente consegui ficar de pé outra vez
E agora você está querendo me atrair novamente
Mas esses dias se acabaram, meu amigo

Eu amei tanto você que achei
Que um dia você poderia mudar
Mas tudo o que você me deu foi um coração cheio de dor

Você não me atinge mais
Não restou nenhum sentimento
Se você acha que vou voltar para você
Não perca seu tempo
O que você fez comigo
Eu nunca vou esquecer
E se você acha que eu vou voltar para você
Não perca o seu tempo

Eu sempre me preocupei com você
Mas você nunca deu a mínima para mim
Você se aproveitou do meu dinheiro
E eu sei que você até chegaria ao ponto de matar alguém

Eu dei tudo de mim
Mas nada era o suficiente para você
Você sempre foi ciumento até em coisas insignificantes

Você não me atinge mais
Não restou nenhum sentimento
Se você acha que vou voltar para você
Não perca seu tempo
O que você fez comigo
Eu nunca vou esquecer
E se você acha que eu vou voltar para você
Não perca o seu tempo

Não perca o seu tempo

Siga seu rumo
Não olhe para trás
Eu pulei de um trem que estava correndo fora dos trilhos
Seus dias terminaram
Encare a realidade
Este filme ruim acabou e a tela já está escurecendo

O que você fez comigo
Eu nunca vou esquecer
E se você acha que eu vou voltar para você

(Você não me atinge mais)

Você não me atinge mais
Não restou nenhum sentimento
Se você acha que vou voltar para você
Não perca seu tempo
O que você fez comigo
Eu nunca vou esquecer
E se você acha que eu vou voltar para você
Não perca o seu tempo

Você não me atinge mais
Não restou nenhum sentimento
Se você acha que vou voltar para você
Não perca seu tempo
O que você fez comigo
Eu nunca vou esquecer
E se você acha que eu vou voltar para você
Não perca o seu tempo
