Há alguns dias, foi publicado aqui um post falando sobre o single “Friday”, de Rebecca Black, e a grande divulgação que ele teve por causa de sua letra com conteúdo simplório.

Assim, para que vocês entendam porque todo mundo criticou a letra de “Friday”, vamos disponibilizar a letra e a tradução. Bem abaixo vocês vão encontrar notas sobre algumas expressões utilizadas na canção.

 

FRIDAY (Letra original)

(Yeah, Ah-Ah-Ah-Ah-Ah-Ark)
Oo-ooh-ooh, hoo yeah, yeah
Yeah, yeah
Yeah-ah-ah
Yeah-ah-ah
Yeah-ah-ah
Yeah-ah-ah
Yeah, yeah, yeah

Seven a.m., waking up in the morning
Gotta be fresh, gotta go downstairs
Gotta have my bowl, gotta have cereal
Seein’ everything, the time is goin’
Tickin’ on and on, everybody’s rushin’
Gotta get down to the bus stop
Gotta catch my bus, I see my friends (My friends)

Kickin’ (*) in the front seat
Sittin’ in the back seat
Gotta make my mind up
Which seat can I take?

It’s Friday, Friday
Gotta get down on Friday
Everybody’s lookin’ forward (**) to the weekend, weekend
Friday, Friday
Gettin’ down on Friday
Everybody’s lookin’ forward to the weekend

Partyin’, partyin’ (Yeah)
Partyin’, partyin’ (Yeah)
Fun, fun, fun, fun
Lookin’ forward to the weekend

7:45, we’re drivin’ on the highway
Cruisin’ so fast, I want time to fly
Fun, fun, think about fun
You know what it is
I got this, you got this
My friend is by my right, ay
I got this, you got this
Now you know it

Kickin’ in the front seat
Sittin’ in the back seat
Gotta make my mind up
Which seat can I take?

It’s Friday, Friday
Gotta get down on Friday
Everybody’s lookin’ forward to the weekend, weekend
Friday, Friday
Gettin’ down on Friday
Everybody’s lookin’ forward to the weekend

Partyin’, partyin’ (Yeah)
Partyin’, partyin’ (Yeah)
Fun, fun, fun, fun
Lookin’ forward to the weekend

Yesterday was Thursday, Thursday
Today i-is Friday, Friday (Partyin’)
We-we-we so excited
We so excited
We gonna have a ball today (***)

Tomorrow is Saturday
And Sunday comes after … wards
I don’t want this weekend to end

[Rap]

R-B, Rebecca Black

So chillin’ in the front seat (In the front seat)
In the back seat (In the back seat)
I’m drivin’, cruisin’ (Yeah, yeah)
Fast lanes, switchin’ lanes
Wit’ a car up on my side (Woo!)
(C’mon) Passin’ by is a school bus in front of me
Makes tick tock, tick tock, wanna scream
Check my time, it’s Friday, it’s a weekend
We gonna have fun, c’mon, c’mon, y’all

It’s Friday, Friday
Gotta get down on Friday
Everybody’s lookin’ forward to the weekend, weekend
Friday, Friday
Gettin’ down on Friday
Everybody’s lookin’ forward to the weekend

Partyin’, partyin’ (Yeah)
Partyin’, partyin’ (Yeah)
Fun, fun, fun, fun
Lookin’ forward to the weekend

It’s Friday, Friday
Gotta get down on Friday
Everybody’s lookin’ forward to the weekend, weekend
Friday, Friday
Gettin’ down on Friday
Everybody’s lookin’ forward to the weekend

Partyin’, partyin’ (Yeah)
Partyin’, partyin’ (Yeah)
Fun, fun, fun, fun
Lookin’ forward to the weekend

_____

NOTAS

(*) Kick – literalmente significa “chutar”, mas no inglês americano também significa “se divertir”

(**) Look forward – está é uma locução verbal que traduzida literalmente significa “olhar para o que está a frente”, e denota ansiedade, expectativa.

(***) To have a ball – ao pé da letra, significa “ter uma bola”. Mas para os americanos, dizer que alguém “terá uma bola” significa que esse alguém irá se divertir bastante.

____

SEXTA (Tradução)

São sete da manhã, e eu acordo
Tenho que me arrumar, e descer as escadas
Pego a minha tigela, e como o cereal
Fico observando tudo, e o tempo vai passando
O tic-toc não para, está todo mundo atrasado
Tenho que descer e pegar o ônibus escolar
E vejo os meus amigos

Agitando nos bancos da frente
E outros sentados no fundão
Então eu tenho que me decidir:
Onde eu vou sentar?

É sexta, sexta
Vamos agitar na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana
Sexta, sexta
Agitando na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana

Vamos festejar, festejar (sim!)
Vamos festejar, festejar (sim!)
É diversão, diversão, diversão, diversão
Estou ansiosa pelo fim de semana

São quinze para as oito, estamos dirigindo
Com o pé na estrada, eu quero que o tempo voe
Diversão, diversão, eu só penso em diversão
Você sabe como é
Eu entendo, você entende
Minhas amigas estão comigo
Eu entendo, você entende
E agora você sabe

Agitando nos bancos da frente
E outros sentados no fundão
Então eu tenho que me decidir:
Onde eu vou sentar?

É sexta, sexta
Vamos agitar na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana
Sexta, sexta
Agitando na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana

Vamos festejar, festejar (sim!)
Vamos festejar, festejar (sim!)
É diversão, diversão, diversão, diversão
Estou ansiosa pelo fim de semana

Ontem foi quinta, quinta
Hoje é sexta, sexta
Nós, nós, nós estamos tão animados
Tão animados
Nós vamos nos divertir muito hoje
Amanhã é sábado
E o domingo vem depois

[Rap]
R-B, Rebecca Black
Agitando nos bancos da frente
E nos bancos de trás
Estou dirigindo, passeando
É tão emocionante fazer ultrapassagem na estrada
Com um carro bem do meu lado
PAssando por mim tem um ônibus escolar
Que faz tic-toc, tic-toc, eu quero gritar
Então eu lembro que é sexta, chegou o fim de semana
Vamos nos divertir, vamos lá, vamos lá, pessoal!

Agitando nos bancos da frente
E outros sentados no fundão
Então eu tenho que me decidir:
Onde eu vou sentar?

É sexta, sexta
Vamos agitar na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana
Sexta, sexta
Agitando na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana

Vamos festejar, festejar (sim!)
Vamos festejar, festejar (sim!)
É diversão, diversão, diversão, diversão
Estou ansiosa pelo fim de semana

Agitando nos bancos da frente
E outros sentados no fundão
Então eu tenho que me decidir:
Onde eu vou sentar?

É sexta, sexta
Vamos agitar na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana
Sexta, sexta
Agitando na sexta
Todo mundo está ansioso pelo fim de semana, fim de semana

Vamos festejar, festejar (sim!)
Vamos festejar, festejar (sim!)
É diversão, diversão, diversão, diversão
Estou ansiosa pelo fim de semana
